quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Em defesa de mais autonomia para os Guardas Portuários

Domingo, 16 de Agosto de 2009

Dr. Ubiali assume coordenação da Frente Parlamentar da Guarda Portuária e defende categoria durante Seminário Nacional de Segurança Pública Portuária

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Guarda Portuária Nacional, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) prestigiou os guardas portuários durante evento nacional de segurança pública nos portos. Na ocasião, foi instalada a Frente Parlamentar que, dentre outras finalidades, irá desenvolver políticas para o aperfeiçoamento do sistema de segurança pública nos portos e para a atuação dos guardas portuários.

Para Dr. Ubiali compor o colegiado da Frente é, além de representar a categoria no Congresso Nacional, uma responsabilidade muito grande “ vamos lutar pelos interesses e direitos de mais segurança dentro dos nossos portos. Reconhecer a categoria é a maior reivindicação”, afirmou.

Já o deputado Márcio França (PSB-SP) afirmou que os guardas portuários precisam de mais autoridade e de uma legislação específica para exercerem suas funções. O socialista sugeriu a criação de convênios entre os ministérios como uma forma de garantir maior liberdade de atuação.

Para o presidente da Associação dos Guardas Portuários Federais, Jorge da Silva Dantas, que esteve a frente de dezenas de guardas portuários presentes no seminário, a aprovação da PEC 59 é uma das maiores reivindicações da categoria que, segundo ele, necessita de maior reconhecimento do governo. ” A guarda portuária existe há 200 anos no porto e o nosso trabalho de polícia portuária não é reconhecido”.

Para Dantas, a Frente vai ter um papel fundamental de gerar essas políticas públicas, de fazer a discussão setorial, de ir em todos os portos, de conhecer a realidade e de produzir material. “Esse material será utilizado no momento de aprovar a lei e de implementar, na prática, essa nova formatação da polícia portuária”.

** Agência PSB com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário