quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Codesp garante que o ISPS Code sai até dezembro

A demora na implantação do ISPS Code (Código Internacional de Segurança a Navios e Instalações Portuárias) no Porto de Santos (SP) tornou-se uma história sem fim, daquelas que dão desânimo e parecem nunca estar próximas de um final feliz. Porém, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Serra, mais uma vez, garante que isso mudará. Ao PortoGente, ele disse que espera obter até o final do ano a chamada Declaração de Cumprimento (DC), documento da Comissão Nacional de Segurança nos Portos e Vias Navegáveis (Conportos) que garante a adequação às normas internacionais de navegação.

“Traremos à próxima reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), no final de setembro, o cronograma completo de implantação definitiva do ISPS Code. Tem que haver várias negociações, incluindo sindicatos, Polícia Federal e outros agentes. Agendaremos várias datas para que, a partir delas, as pessoas sem credencial não tenham mais acesso ao Porto de Santos. É um projeto que, agora, vai ter que se consolidar de uma vez por todas. A ideia é ter a DC em nossas mãos até o mês de dezembro, não vamos nos alongar e pensar em 2010. A solução é para já”.
Além de mais um prazo de implantação do Código Internacional de Segurança, o presidente das Docas explicou que, em outubro, uma campanha de conscientização será divulgada na mídia, com faixas, cartazes, anúncios em jornais, rádios e emissoras de TV. O objetivo é conscientizar os portuários avulsos, pois só terá acesso ao cais quem possuir cartão de identificação e Equipamento de Proteção Individual (EPI). O porto santista deveria estar adequado ao ISPS Code desde 2004, mas nunca cumpriu todas as exigências.
“O coronel Jorge Pimentel [novo superintendente da Guarda Portuária] conheceu o Porto de Santos, está por dentro de todos os detalhes sobre segurança da faixa de cais e sabe da nossa recomendação: trabalhadores e operadores precisam saber quais as regras do jogo. A Guarda Portuária será treinada e saberá quais os procedimentos a serem tomados caso um trabalhador apareça sem o seu EPI, por exemplo. O Ogmo foi avisado, assim como os sindicatos. Em outubro, começaremos o treinamento da Guarda e reuniremos os trabalhadores. Isso é um projeto de curto prazo”.

O presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, Sérgio Aquino, comentou o prazo dado pela Codesp para a implantação do ISPS Code. “O que está faltando fazer é controlar o acesso das pessoas ao Porto. Vai chegar um momento em que não entrará mais ninguém na faixa portuária sem carteira e biometria. No entanto, nada será enfiado goela abaixo de ninguém. E o Ogmo vai ter que interligar logo seu sistema ao sistema eletrônico da Codesp, acabando com a história de um portuário trabalhar na vez do outro”.


Texto atualizado em 08 de Setembro de 2009 s 01h15
da Reportagem PortoGente

Fonte: http://www.portogente.com.br/portosdobrasil/texto.php?cod=36&txt=3768

Nenhum comentário:

Postar um comentário