sexta-feira, 17 de julho de 2009

Guarda Portuária da Codesa ameaça operação padrão

Lívia Francez


Guarda portuária da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) ameaça realizar operação padrão em decorrência da insatisfação contra supervisores e coordenadores e dos atrasos na negociação do acordo coletivo da categoria. Caso a medida seja aplicada pode trazer transtornos ao porto e às empresas que arrendaram parte dele.
Segundo os autores de um panfleto que foi espalhado pelos postos de trabalho, que preferem manter o anonimato, o porto sofre de falta de estrutura contra a grande demanda de caminhões fora dos padrões exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito.
No panfleto, os trabalhadores alegam que enfrentam problemas como ameaças, cancelamento de troca de escalas, troca de guarda de suas equipes sem justificativa, ausência de iniciativa por parte da supervisão para providenciar uniformes e porte de armas, negligência quanto à entrega do armamento novo e coletes balísticos e impasse nas negociações a respeito do acordo coletivo.
Os trabalhadores realizariam uma assembleia geral após a assembleia ocorrida na última sexta-feira (10), mas ela foi cancelada pelo fato deles ainda estarem em negociação com a diretoria.
Os portuários ainda estão em estado de alerta e podem deflagrar a operação padrão, embasados no Código Brasileiro de Trânsito, Código Internacional de Segurança para Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) e normas internas da empresas.


Fonte: http://www.seculodiario.com.br/exibir_ultimasnoticias.asp?id=2977

Um comentário:

  1. Não tinha visto que havia postado a matéria também aqui.

    Meus parabéns e obrigado.

    Robson Guerra (Vulgo Pombo de Guerra)

    ResponderExcluir