domingo, 6 de maio de 2007

Encontro dos Guardas Portuários em Brasília.


Encontro dos Guardas Portuários em Brasília.
Assunto: Mudança de Ministério.
No dia 02 de Maio, deste ano, estivemos em Brasília para cumprir agenda com Dr. Antônio Carlos Biscaia, Secretário Nacional de Justiça (representante oficial do Ministro da Justiça - Dr. Tarso Genro). Estiveram presentes representantes dos portos do Rio de Janeiro, Santos, Recife e Vitória. Por razões diversas outros portos não puderam comparecer, mas colocaram-se a disposição para qualquer frente de batalha e contribuições.
A reunião com o Dr. Biscaia, contou também com a presença do companheiro Dep. Federal Jorge Bittar, que nos concedeu total apoio e amparo aos nossos pleitos.
Foi exposto todo o histórico da Guarda Portuária, bem como suas atribuições, deveres e feitos. Abordamos também a necessidade do reconhecimento oficial e ministerial do “poder de polícia” que a Guarda Portuária exerce como atividade básica de suas atribuições, sobre a necessidade de termos autonomia e autoridade no combate ao crime, descaminho, contrabando e o próprio tráfico de drogas.
Em fim, retratamos ao Sr. Secretário de Justiça a necessidade de estarmos num Ministério onde nossa atividade esteja enquadrada definitivamente.
A receptividade foi excelente pelo Secretário, onde fez diversos questionamentos e obteve respostas consistentes e objetivas dos companheiros presentes.Todas as perguntas foram respondidas de forma que o secretário mostrou-se satisfeito e inclusive nos orientando sobre como proceder para que o objetivo seja alcançado, também nos revelou que o pleito em questão é perfeitamente possível e não muito complexo, já que a mudança seria feito por meio de DECRETO.
No dia 03, estivemos com o Assessor Especial do Ministro da Justiça, Dr. Zaqueu Teixeira, onde novamente expusemos argumentos convincentes e concretos sobre a necessidade de estarmos amparados pelo Ministério da Justiça, o mesmo colocou-se totalmente a favor de nosso pleito e comprometendo-se a fazer o que for necessário em favor da Guarda Portuária.
Estivemos também com o Dep. Federal Marco Antonio de Pernambuco. O mesmo, não conhecendo nossa causa, nos ouviu atentamente e abraçou esta batalha, como se fosse dele. Afirmou ser amigo pessoal do Dep. Federal Marcio França, autor da PEC 29/07, que cria a Polícia Portuária e comprometeu-se a buscar assinaturas de co-autores na câmara.
Neste mesmo dia, nós, da Guarda Portuária dos portos acima descritos, criamos a APGPB, Associação dos Profissionais da Guarda Portuária do Brasil. Onde cada Estado terá um representante, e com objetivo maior de termos uma comissão que trabalhe com afinco nossos anseios a nível nacional.
Acordamos também que dentro do prazo de quinze dias, devemos elaborar um documento, com as informações gerais da Guarda Portuária de todos os Estados, para ser dado entrada no Ministério da Justiça, iniciando desta forma o processo citado pelo Dr. Biscaia.
Saímos todos muito otimistas, com um novo brilho nos olhos e a vontade de sermos verdadeiramente reconhecidos pelo governo, e acima de tudo com a tarefa de dentro de poucos dias elaborar este documento com a contribuição dos diversos companheiros de todos os Estados.

13 comentários:

  1. Sou Guarda Portuario lotado na Bahia e todos aqui estao aguardando orientacao para ajudarmos da melhor maneira possivel, contribuindo assim para a criacao da Policia Portuaria Federal.Infelizmente nao enviamos um representante a Brasilia mas todos estao muito esperansosos na mudanca acima citada e dando total apoio ao movimento.

    ResponderExcluir
  2. Tbm sou GP lotado no Pará e aki tbm estamos convictos d q essa PEC nunk esteve tão a favor d ser aceita e q precisamos reunir esforço para alcançar nossos objetivos...
    Até pessoal e até a vitória!!

    ResponderExcluir
  3. Sou Guarda Portuário da Bahia,Valter,porto de Aratu.
    A mais bela coragem é a confiança que devemos ter na capacidade de nossos esforços,seremos sim policiais portuários federais.Um abraço a todos,em 16 de junho de 2007.

    ResponderExcluir
  4. VALDEIR.SOU GUARDA PORTUARIO EM ITAJAÍ SC; TODOS GARDAS,PODERÃO INTEGRAR A PPF. OU SÓ OS QUE PERTENCEM AO MINISTERIO DOS TRANSPORTES ??

    ResponderExcluir
  5. SOU GUARDA PORTUARIO EM ITAJAÍ SC; SÓ OS GUARDAS QUE PERTENCEM AO MINISTERIO DOS TRANSPORTES PODERÃO INEGRAR A PPF ???

    ResponderExcluir
  6. O senado aprovou no dia de ontem 22 de Agosto de 2007, o PLV 0021/2007, proviniente da MP 369 - e segue agora pra sansão do presidente da replublica, que dispõem de 15 dias pra sancionar, a pergunta é pra qundo, após a promulgação da lei de conversão, iremos iniciar as investidas junto ao MJ pra que formule tal decreto e leve ao presidente pra assinatura do mesmo, t++++++++

    ResponderExcluir
  7. O senado aprovou no dia de ontem 22 de Agosto de 2007, o PLV 0021/2007, proviniente da MP 369 - e segue agora pra sansão do presidente da replublica, que dispõem de 15 dias pra sancionar, a pergunta é pra qundo, após a promulgação da lei de conversão, iremos iniciar as investidas junto ao MJ pra que formule tal decreto e leve ao presidente pra assinatura do mesmo, t++++++++

    ResponderExcluir
  8. sou um ex gurda portuario lotado em ilheus bahia, atualmente estou morando no EUA, desejo profundamente que voces consigam a aprovacao total desta lei,sorte para tos os guardas do brasil. LIENIO DE SOUZA

    ResponderExcluir
  9. Amigos sou um futuro guarda portuario em natal-rn estamos em processo de contratação convocação já ouve, exames medicos tb emissão de ASO vamos agora dia 02/06 assinar contrato e iniciar curso de formação estou levando aos futuros colegas de natal a proposta de pec e andamento das negociações muito demonstraram interesse mais ainda um pouco alheios ao assunto, eu estou pro que der e vier junto com vc vamos lá estou me organizando pra conseguir apoio do parlamentares de nosso estado(RN)

    ResponderExcluir
  10. SOU INSPETOR DA GUARDA PORTUÁRIA O PORTO DE BELÉM "REINTEGRADO" APÓS UMA INVESTIDA DE "BURROCRATAS" QUE INFELIZMENTE ESTÃO A FRENTE SERVIÇO PÚBLICO PORÉM DE PASSAGEM PRA SÓ FAZER BESTEIRAS E COMETEREM INJUSTIÇAS, POIS DE MANEIRA ARBITRÁRIA CONDUZEM NOSSOS CARGOS COMISSIONADOS POR NÃO TEREM PREPARO PARA ESTAREM NA LINHA DE FRENTE. ESPERO MUITO QUE NOSSA PEC TRAMITE LOGO E SEJA UMA VITÓRIA PARA NÓS GUARDAS PORTUÁRIOS QUE MERECEMOS POIS VESTIMOS ESSA FARDA COM ORGULHO E SEMPRE DE CABEÇA ERGUIDA, DEFENDENDO NOSSA IMAGEM PAUTADOS NA ÉTICA DO SERVIÇO PÚBLICO E COM SABEDORIA.
    QUE DEUS NOS ABENÇOE COM ESTA EMENDA QUE ENTRARÁ PARA HISTÓRIA DAS CONQUISTAS DENTRO DO SERVIÇO PÚBLICO.

    ResponderExcluir
  11. Estou confiante de que conseguiremos o nosso objetivo que é o de deixar de ser-mos celetistas para passar-mos a ser estatutário. pois, só assim conseguiremos por em prática as leis dos portos. Dessa forma, poder dizer: PORTOS ORGANIZADOS.

    ResponderExcluir
  12. Prezados amigos da Guarda Portuária de SP / RJ / ES e da APGPB... Sou Guarda Portuário em Itajaí/SC, e por aqui estamos com muitas dúvidas sobre a PEC, principalmente se seremos abrangidos neste processo de Federalização... Informo que aqui em Itajaí temos companheiros remanecentes da antiga PORTOBRAS (até 1990), amigos remanecentes da CODESP (1991 à 1995), e amigos concursados a partir de 1995 em Regime Celetista junto à Superintendência do Porto de Itajaí, que no nosso caso é uma Autarquia Municipal, sendo assim, neste momento somos servidores municipais... Favor informarem E-mails ou Fones para contato, para que possamos sanar nossas dúvidas... Grato pela atenção! Att. Guapor Diogo Henrique Schmitt - Porto de Itajaí/SC - diogo.sintac@hotmail.com - (47) 9965.0517

    ResponderExcluir
  13. Prezados amigos da APGPB... favor manter contato sobre as ações da APGPB a respeito da tramitação da PEC em Brasília... favor dicionar nosso e-mail de contato em Itajaí/SC... diogo.sintac@hotmail.com - (47) 99650517

    ResponderExcluir