sábado, 12 de maio de 2007

Na quarta-feira passada, dia 9 a noite, recebemos um convite muito importante das Polícias Ferroviária Federal e Rodoviária Federal, em participar de um encontro nacional aqui mesmo no RJ. O encontro aconteceria no sábado, 12 onde se apresentaria a proposta da criação da Polícia Ostensiva Federal (POU), onde a PRF absorveria tanto a Polícia Ferroviária quanto a Nossa Guarda Portuária.
Tal proposta JÁ SE ENCONTRA EM ANDAMENTO E JÁ TEM O CONSENTIMENTO DO MINISTRO DA JUSTIÇA.

Quem apresentou o trabalho foi o Inspetor Geral da PRF, lotado em Brasília, Sr. Evandro.
O IG.Evandro já tem “carta branca” do Ministério para a execução do pleito.

O IG. Declarou que há, efetivamente, o interesse da PRF absorver ambas as instituições.
Reconheceu que o nosso caso, de ainda sermos Guardas, é ainda um atraso e que poderá ocasionar algum atraso em nossa efetivação na PRF, mas nada que o Presidente LULA possa resolver por meio de DECRETO.
Já existe um estudo de aproximadamente 300 páginas para esse fim.

Fomos recebidos com muito carinho e RESPEITO neste evento onde se encontravam PFF de todo o Brasil, entre eles, muitos aposentados, viúvos, pdvs, ativos e inativos. Estavam em torno de 500 policiais, mobilizando-se em uma causa nobre.
Declararam ser companheiros de jornada da Guarda Portuária e tomaram nossa causa como se fossem deles próprios.

Fomos convidados para compor a mesa diretora do evento como reconhecida AUTORIDADE, que na ocasião fomos representados por mim, na qualidade de Vice-presidente da Associação da Guarda Portuária do Rio de Janeiro.

Após a cerimônia e apresentações, o IG Evandro da PRF, nos explanou de como seria a estrutura da POU, segue um breve resumo do que foi dito:

A GUAPOR e a PFF, seriam tratadas como “departamentos” especializados da própria PRF. Cada categoria atuaria em sua área de origem, GUAPOR nos portos e PFF na malha ferroviária, mas não falou-se dos aeroportos de como seria escolhido o efetivo (imagino que o caminho seria o concurso público).
Cada estado, seriam criados divisões especializadas com suas delegacias e todas estas, ligadas diretamente ao núcleo de inteligência da PRF, em Brasília.
Num primeiro instante seria apenas esta absorção, mas que deveríamos nos organizar para uma criação de um departamento que cuidasse do plano de carreira na instituição.

Após a explanação, os representantes se reuniram com o IG Evandro, para maiores detalhes.
Questionei-o sobre nossa situação de fato e fui informado de que a GUARDA PORTUÀRIA ESTÀ INSERIDA EFETIVAMENTE NESTE PLANEJAMENTO. ISTO É FATO!

Na terça-feira, dia 15 deste mês, haverá uma reunião em Brasília para uma melhor elaboração de argumentos para apreciação do Sr. Presidente e o IG/PRF, nos intimou a comparecer nesta reunião, para coletar mais dados sobre a GUAPOR.

Companheiros, mais uma vez estamos conquistando espaço e reconhecimento. Vamos vestir a camisa da Guarda Portuária e honrá-la. Não permitamos que denigram a imagem de uma corporação e de nossa farda. Temos tudo e estamos num momento nunca antes imaginado.
Infelizmente, fomos convidados com pouco tempo de divulgação e somente alguns se puderam a participar.

Independente dessa nova notícia, estamos trabalhando maciçamente no DECRETO que nos muda de Ministério.

Segue algumas fotos do encontro de hoje.

Abraço,

JAMIL

3 comentários:

  1. Parabéns, Jamil!
    Conseguiu expressar em palavras tudo que ouvimos naquela reunião! Cabe a nós, Guardas Portuários começarmos a participar mais no tocante a esses projetos!
    Vamos com força mudar essa instituição!!!
    Marcele Figueiredo.

    ResponderExcluir
  2. Estamostodos aqui na bahia esperando orientações para colaborarmos da melhor maneira possivel.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, companheiro Jamil, aqui quem vos escreve é Sidney Pechincha (Inspetor de Guarda Portuária - ES (CODESA)) com E-mail spechincha@codesa.gov.br
    Considerando o que estabelece e objetiva o ISPS Code, por ser um novo e abrangente regime de segurança para navegação internacional, que visa intensificar o controle de cargas, veículos e pessoas nas instalações portuárias. A criação da Policia Portuária Federal, e a conseqüentemente mudança de ministério, é de extrema valia para categoria. Já que atuamos de forma convincente e eficaz na referida área á vários anos. Mas, esta promulgação, deverá ser definida em caráter de urgência, já que a questão é o comércio exterior brasileiro, e as autoridades norte americanas estão preocupados com o fato de 90% de sua importação serem transportadas através de contêineres, ou seja, via marítima. Vamos lutar!
    Operacionalmente continuaremos oferecendo e prestando o melhor serviço possível, dentro do que preconiza a legislação, desta forma estamos paralelamente contribuindo. Este é o diferencial.
    Lutar sempre, desistir jamais!

    Abraços,

    ResponderExcluir