quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Associação de hotéis quer usar navios para hospedagem em 2014

Associação de hotéis quer usar navios para hospedagem em 2014.

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Cesar Gonçalves, propôs o uso de navios que fazem cruzeiro na costa brasileira como alternativa para a hospedagem de turistas durante a Copa de 2014. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira durante audiência pública da Subcomissão Permanente de Fiscalização dos Gastos Públicos com a Copa de 2014.

Ele disse que o setor hoteleiro precisa ter cautela para evitar um crescimento da rede hoteleira que não se sustente após a Copa. Pelo levantamento da associação, atualmente há disponíveis nas 12 cidades-sedes dos jogos 300 mil apartamentos.

O risco, segundo Cesar Gonçalves, estimular uma ampliação da rede hoteleira, como já ocorreu em cidades como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, que depois têm taxa de ocupação muito baixa. "Os hotéis trabalham com prejuízo e isso provoca o sucateamento do setor. Então, o nosso propósito é dimensionar bem as condições não só para Copa do Mundo, mas para a real necessidade pós-Copa do Mundo, para que não tenhamos hotéis quebrando na hora que terminar o evento".

Investimentos em infraestrutura
O presidente da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas, Ricardo Amaral, informou que, na próxima temporada de cruzeiros, por exemplo, serão oferecidos 907.167 leitos em 18 navios entre outubro e maio. Ele adverte, no entanto, que a utilização dos navios como alternativa de hospedagem vai exigir investimentos para melhorar a infraestrutura dos portos.

Ele lembra que, dos mais de 40 portos do País, apenas 6 tem estrutura para receber grandes embarcações. Serão necessárias, segundo Amaral, melhorias para receber os passageiros como instalação de rampas, escadas e salas de embarque e desembarque. "Em outros países os portos têm estruturas semelhantes a de aeroportos", argumentou.

Amaral ainda afirmou que as taxas portuárias do Brasil estão entre as mais altas do mundo. A solução dos cruzeiros também não resolve o problema de cidades-sede como Brasília, Belo Horizonte e Cuiabá que estão distantes de portos.

O presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto, disse, entretanto, que a entidade trabalha para preparar não só as 12 sedes de jogos, mas também 88 cidades localizadas no entorno dessas capitais que podem receber turistas. Ele espera que a Copa sirva para promover o turismo no Brasil. A Confederação identificou 3.600 municípios com apelo turístico que poderão receber visitantes durante os jogos da Copa. A intenção é incentivar os turistas a viajar pelo Brasil entre um jogo e outro.

Metas
O deputado Edinho Bez (PMDB-SC) destacou a importância de se definir metas e datas para as obras que serão necessárias. "Se não tivermos planejamento e bons projetos as coisas não andam". A vantagem, segundo o parlamentar, é que já se sabe o que é preciso fazer e há tempo hábil para isso.

O presidente da Comissão de Fiscalização e Financeira, deputado Silvio Torres (PSDB-SP), disse que o objetivo das discussões é fazer um diagnóstico dos problemas e elaborar um projeto de fiscalização para evitar que os recursos disponibilizados para a Copa do Mundo de 2014 sejam mal aproveitados.


Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário