sábado, 13 de dezembro de 2008

Mais um DESABAFO.

Em fevereiro deste ano a Universidade Federal do Pará em conjunto com o MJ novamente abriu inscrições para um curso de um ano de Especialização em Segurança Pública e Gestão de Informações. O público alvo seriam aqueles que estão inseridos no artigo 144 da CF. Mesmo assim, fiz minha inscrição e apresentei todos os documentos exigidos para fazer o curso , inclusive um projeto cujo tema tinha que ser escolhido dentre os vários que constavam no edital deste curso. Como era de se esperar não fui contemplado para fazer o curso, pois os integrantes da Guarda Portuária não fazem parte ainda do referido artigo constitucional. Conversei então com o professor coordenador deste curso no Pará e este me disse que a documentação e o meu projeto estavam OK, porém pelo único fato de não fazermos parte formalmente do sistema que faz a segurança pública no país fiquei impedido de fazer tal curso. O coordenador ainda me disse que sobraram vagas, pois alguns candidatos legalmente habilitados para o curso não preencheram todas os requisitos necessários e ainda me orientou para entrar em contato com a coordenação desse curso que trabalha no MJ para reclamarmos também nosso direito em participar dessa especialização, pois a documentação dos candidatos foi encaminhada para Brasília para que lá fosse determinado os participantes à prova de seleção para cursar esta especialização. isso tudo chega a ser muito contraditório pessoas do quadro do MJ não perceberem ainda que a Segurança Pública já tem sido feita há muitos anos pela Guarda Portuária, tanto isso é verdade que no próprio site do MJ que diz respeito à Segurança Pública EXISTE UM LINK DENOMiNADO SEGURANÇA PORTUÀRIA como parte desse contexto daqueles que fazem a segurança pública no país. Perde-se, assim, já que até sobraram vagas, uma oportunidade em capacitar uma mão-de-obra interessada e com conhecimento suficiente em segurança pública dentro da sua área de atuação para exercer suas atividades profisionais com mais qualificação, bem como também, compartilhar o conhecimento adquirido com os demais profissionais que atuam nesta mesma área.

Cileno Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário