domingo, 16 de março de 2008

CODESA


Parabéns a CODESA.


Quadro efetivo da Guarda Portuária recebe treinamento de tiro



A Guarda Portuária é uma equipe competente e preparada para defender os portos e navios contra pirataria, terrorismo, assalto, contrabando e todo o tipo de crime que possa acometer a área portuária. Ao serem admitidos passam por testes de todos os tipos inclusive psicológicos, e então, são submetidos a um período de treinamento na Polícia Militar, para ingressarem na Codesa.
Os guardas portuários que já estão integrados no quadro efetivo da empresa, entram em sala e em campo, para aulas e treinamentos. Nesta sexta-feira, 14 e sábado, 15, acontecem as aulas teóricas, no auditório da Codesa. E no domingo, 17 e segunda-feira, 18, aulas práticas na Policia Federal, na pista de treino, em Ponta da Fruta.
Os conteúdos das aulas vão desde conceitos e nomenclaturas, empunhadura simples e dupla, visão primária e secundária, ação simples e dupla, regras de segurança, incidente de tiro e manutenção. Durante o treino prático os guardas usam armas do tipo revólveres calibre 38, e devem disparar 253 tiros, pistolas calibre 380 e delas devem sair 557 tiros, e espingardas calibre 12 que devem desferir 108 tiros nos alvos.
A instrução de armamento em tiro está sendo ministrada pelo instrutor da Polícia Federal, Nivaldo Leal de Carvalho e contará com uma turma de 40 guardas portuários. O curso segue os parâmetros da Lei 10.826, do Estatuto do Desarmamento. E atende ao ISPS CODE, Código Internacional de Segurança Marítima nas Instalações Portuárias.
Durante todo o curso os guardas vão estar devidamente uniformizados. Cumprida a carga do treinamento, os guardas receberão um certificado e poderão dar entrada na Polícia Federal para retirada do porte legal de armas.

http://www.codesa.gov.br/noticias.php?uid=1897

Parabéns SEP.

JAMIL

Um comentário:

  1. Todo e qualquer treinamento em prol dos guardas portuários, principalmente os que se destinam ao manuseio do nosso principal instrumento de trabalho, são bem vindos. Porém, esses treinamentos, como muitos outros, precisam logo ser feitos com mais frequência, pois assim acontece na PF. Devemos acompanhar bem de perto a real proposta da SEP quanto ao que esta está reservando às GPs de todo Brasil e, nesse primeiro momento, a proposta de um comando unificado parece ser uma boa idéia, principalmente se esta proposta for posta em prática de fato e de direito. Contudo, a federalização deve ser nosso principal projeto a ser alcançado, e a própria SEP e o governo têm se demonstrado desfavorável a esta idéia, pois a Guarda Municipal, que tem muito menos tempo de existência que a GP, já "conseguiu" muito mais que a gente.

    ResponderExcluir